O bibliotecário e a competência em gestão no planejamento estratégico
Visualizações: 21Resumo
Objetivo: Investigar como o planejamento estratégico, que faz parte do processo de gestão, é realizado pelos
bibliotecários em bibliotecas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Método: Utiliza estudo de caso, sendo pesquisa qualitativa de natureza básica e objetivo exploratório, desenvolvida por meio de entrevistas a quatro bibliotecárias gestoras de bibliotecas públicas da região metropolitana de Porto Alegre.
Resultado: Algumas bibliotecárias realizam o planejamento estratégico de forma independente, enquanto outras fazem parte de um planejamento maior, que é o do órgão governamental ao qual estão subordinadas. Essas profissionais basicamente atuam no preenchimento de planilhas, às quais devem ser incorporadas ao orçamento dos órgãos superiores. O planejamento estratégico torna-se presente na gestão da biblioteca com a função principal de coletar dados a respeito das necessidades mais básicas. Para as bibliotecárias, o Curso de Biblioteconomia possibilitou aprendizados sobre administração, mesmo que de forma ampla e básica, necessitando atualização constante das habilidades adquiridas no curso.
Conclusões: As bibliotecárias expressam a competência no planejamento estratégico, mas sua atuação é limitada pelas hierarquias e políticas às quais as bibliotecas estão submetidas.
Palavras-chave: Competência em gestão. Planejamento estratégico. Biblioteca pública.
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e58551/40354