Organização do conhecimento e bibliografia histórica: o horizonte interdisciplinar

Autores

  • Karine Gomes Falcão Vilela UFPE
  • Gilda Maria Whitaker Verri UFPE - PPGCI

Resumo

Trata-se da Organização do Conhecimento e sua relação com a Bibliografia Histórica mediada pelo objeto-livro. As reflexões fazem parte do projeto de dissertação em andamento intitulado “A Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife e seu catálogo sistemático de 1896: uma análise sob a perspectiva da Organização do Conhecimento e da Bibliografia Histórica”. A Pesquisa aprovada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco tem por objetivo demonstrar como o campo de atuação da Bibliografia Histórica, enquanto aparato teórico-metodológico, confere caráter interdisciplinar à Organização do Conhecimento. A pesquisa documentária e bibliográfica possui amparo epistemológico na Ciência da Informação, especificamente na Organização do Conhecimento e na relação interdisciplinar estabelecida com a Biblioteconomia e a História do Livro. A análise histórico-bibliográfica destaca o Catálogo Geral de 1896, da Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife e seus elementos constitutivos: natureza, planejamento, materialidade, repertório e análise semântica do corpus documental. O Catálogo Geral constitui a ferramenta básica para entender a socialização do conhecimento registrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Gomes Falcão Vilela, UFPE

Bibliotecária da Faculdade de Direito do Recife da UFPE. É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Desenvolve pesquisa de mestrado na área de Organização do Conhecimento, História do Livro e Memória Coletiva. Possui especialização pelo SENAC na área de patrimônio cultural com ênfase em preservação de acervos documentais.

Gilda Maria Whitaker Verri, UFPE - PPGCI

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1969), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1960), licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é colaboradora nomeada do Programa Memória do Mundo, Unesco, Comitê Nacional do Brasil; colaboradora do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e professora associado 3, aposentada da Universidade Federal de Pernambuco. Mantem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.Tem experiência na área de Organização e Disseminação da Informação, de História do livro e da leitura e Memória, com ênfase em Historia e Memória de Pernambuco, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória e disseminação da informação; informação e cultura: livros e leitura; história e ciência da informação; história e memória do livro em Pernambuco.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Pesquisas em andamento