Avaliação de sites de bibliotecas de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) com base no critério de usabilidade: análise empírica de amostra selecionada

Autores

  • Nysia Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriel Teixeira Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Gabriela Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Apresenta a importância de manter sites, enquanto fontes de informação eletrônica, usuais e acessíveis na experiência de navegação do usuário. Possui como objetivo geral a avaliação, com base no critério de usabilidade, dos sites de bibliotecas vinculadas às instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil. Baseia-se nos conceitos de fontes de informação eletrônica e nas heurísticas de Nielsen. Adota como metodologia pesquisa aplicada com método avaliativo de codificação dos sites para análise dos dados colhidos por meio de etapas pré-definidas. As heurísticas selecionadas foram: Correspondência com o mundo real,Controle fácil, Consistência e padrões, Reconhecimento, Flexibilidade. A primeira etapa constituiu no levantamento das IFES, ordenadas porregiões, obtendo-se o seguinte resultado: 10 instituições no Norte, 17 no Nordeste, 5 no Centro-Oeste, 19 no Sudeste e 11 instituições no Sul, totalizando 62 IFES. A etapa subsequente foi a verificação se todos os sites estavam ativos, tendo resultado positivo. Em seguida os sites foram analisados, apresentando os seguintes resultados preliminares: 91,5% dos sites apresentam correspondência com o mundo real, 70,18% dos sites possuem controle fácil, 74,1% tem consistência e padrões, 83,96% são de fácil reconhecimento e 61,4% demonstram mais flexibilidade. Conclui-se que a aplicação de testes de usabilidade, baseados em determinados critérios (nesta pesquisa as cinco heurísticas de Nielsen), são fundamentais para garantir que estas fontes não venham a fracassar em sua função informacional ao correr o risco de ficarem inativas, pois diante da dificuldade de acesso à informação o usuário buscará outra fonte de informação.

Palavras-chave: Usabilidade. Site de bibliotecas. Bibliotecas universitárias.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/43759/22658

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nysia Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em PolíticasPúblicas e Formação Humana-Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia -Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gabriel Teixeira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestrando em Ciência da Informação -Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Gabriela Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação -Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos