Cartografando o panorama da pesquisa em biblioterapia no Brasil: mapa produzido a partir do território da base referencial de artigos de periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e a Plataforma Lattes

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Universidade Estadual do Piauí
  • Ana Caroline Oliveira da Silva Universidade Estadual do Piauí

Resumo

O trabalho centra-se em apresentar o panorama da pesquisa em biblioterapia no Brasil. O corpus do estudo foi constituído a partir das informações contidas nos territórios da Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Plataforma Lattes, delimitando como recorte temporal os anos de (1975-2017). Nesse sentido, temos como objetivo geral: Mapear a produção científica brasileira em biblioterapia, tendo por base a BRAPCI. Elecando ainda como objetivos específicos: 1) Identificar o comportamento da produção em biblioterapia ao longo do tempo; 2) Levantar o perfil dos pesquisadores; 3) Mapear as instituições com grupos de pesquisa no tema ou linhas que tem como escopo o estudo da biblioterapia; 4) Demonstar a área geográfica dos pesquiadores e os periódicos que mais publicam artigos relacionados ao tema. Nesse sentido, tem-se como metodologia, a abordagem quanti-qualitativa com perspectiva descritiva, tendo a partir análise contéudo a estruturação das categorias de análise. Os resultados demonstram que  apesar de um número considerável de pesquisadores, a pesquisa em biblioterapia se demonstra tímida quando comparada a outras áreas dentro do contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Nó entanto, em crescimento constante ao longo dos anos. Nisso, tem-se destaque dois grupos de Pesquisas: o Laboratório de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura e o Grupo de Estudos em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC).

Palavras-chave: Biblioterapia. Pesquisa em Biblioterapia. Laboratório de Estudos em Biblioterapia. Bibliotecas Escolares e Leitura. Grupo de Estudos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. GEPEBIC.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7919

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Universidade Estadual do Piauí

Professor das Séries Inicias da Educação Básica. Pesquisador vinculado ao Grupo
de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC), do
Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Ana Caroline Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos