Responsabilidade social e competências em informação na biblioteca multinível

SOCIAL RESPONSABILITY AND INFORMATION LITERACY IN THE MULTILEVEL LIBRARY

Autores

Resumo

Objetiva apresentar reflexão teórica sobre a responsabilidade sociale as competências em informação na biblioteca multinível. Discute o lado social da Ciência da Informação e o conceito de biblioteca multinível, perpassando por uma análise do processo de inclusão/exclusão que ocorre a partir do surgimento desse novo tipo de biblioteca com a criação dos Institutos Federais em 2008 no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizado um recorte temporal de 2008 a 2018 no Portal de Periódicos da CAPES, com a finalidade de verificar publicações na Ciência da Informação, seus principais autores e as abordagens existentes que relacionam o desenvolvimento de competências em informação com a responsabilidade social da biblioteca multinível. Foram realizadas buscas por termos isolados e combinados. A escolha dos termos levou em consideração os termos expressos na missão e nos valores comumente encontrados nessas unidades de ensino, obtidos a partir de uma pesquisa documental. O artigo a ponta estudos e pesquisas viáveis para o campo da Ciência da Informação numa perspectiva social, visando a o aperfeiçoamento da atuação da biblioteca multinível frente às questões de inclusão e a compreensão por parte da comunidade científica sobre o papel social da biblioteca multinível, seus desdo bramentos e suas implicações teóricas e práticas na sociedade.   Palavras-chave: Ciência da Informação. Responsabilidade social. Biblioteca multinível.   Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/40702/98920

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, UFPB

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes (2015) e Bacharel em Biblioteconomia (2011) pela UFPB. Exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Exerce a função de Professor Substituto no Departamento de Ciência da Informação da UFPB, onde leciona as disciplinas: Automação em Unidades de Informação, Geração de Bancos e Bases de Dados, Marketing em Unidades de Informação, e Disseminação e Transferência da Informação. Possui experiência como docente em cursos de Formação Inicial e Continuada para Auxiliar de Arquivo e Auxiliar de Biblioteca. Na área de projetos, possui experiência na coordenação de eventos científicos, projetos de pesquisa e projetos de extensão. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ/CNPq). Lidera desde 2014 o Grupo de Pesquisa sobre Gestão de Projetos em Educação, Ciência, Informação e Tecnologia (PROJECIT/IFPB/CNPq). Possui experiência e interesse nas seguintes temáticas: Políticas de Informação; Competências Digitais; Ciência de Dados; Ciência-Ação; Pesquisa-Ação; Gestão de Unidades de Informação; Automação em Unidades de Informação; Marketing; Gestão de Projetos e Tecnologias de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, UFRJ

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba. Editor Cientifico das revistas Informação & Sociedade: Estudos, Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia e Revista Conhecimento em Ação. Editor dos blogs De olho na CI e Conhecimento em Ação. Participa, desde 2009, como pesquisador convidado, do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, com apoio do CNPq e Capes. Coordenador do Projeto de Iniciação Científica Gestão da Informação na Web: Conhecimento em ação na comunicação científica e nas redes sociais (UFRJ). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Divulgação Científica no Ciberespaço (UFRJ). Líder dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ) e Epistemologia e Politicas de Informação (UFPB). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal da Paraíba no período de 2008 a 2012. Participou, como Professor Pesquisador, da Universidade Aberta do Brasil (Capes). Foi Coordenador Operacional do primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (UFPB - UFPE - UFMG). Participou, como pesquisador, do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: UFPB - UNESP/Marília, com apoio da Capes (Procad-NF). Em 2018, foi premiado, como orientador, no Prêmio ANCIB de melhor tese de doutorado na área de Ciência da Informação no Brasil, no Prêmio Pro-Reitoria de Pós-Graduação de melhor Tese da UFPB e no Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, da UFPB. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação em temáticas como desenvolvimento e aplicação de modelos de comunicação da informação em ambientes virtuais, políticas para competência em informação, políticas públicas para gestão da informação, epistemologia da Ciência da Informação, socialização da informação, redes de comunicação e informação científica, tecnologias intelectuais de informação e inclusão social.

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos