Descrição arquivística e contextualização: experiência com o arquivo de Sebastião Salgado

Autores

Resumo

A organização do conhecimento em arquivos está centrada, especialmente, nas atividades de classificação e descrição arquivísticas. Esse é um processo que consiste na análise, síntese e representação dos conjuntos documentais, objetivando controle e acesso. Esse relato de experiência discute a importância da contextualização nesse processo. Partindo de exercícios práticos realizados no âmbito da disciplina de Descrição Arquivística, são apresentadas as pesquisas necessárias para que a documentação fosse compreendida e ermitisse que a representação fosse feita. Configura-se em um relato de experiência desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos analisados e descritos constituem o acervo digital do fotógrafo Sebastião Salgado, o qual desenvolve um trabalho fotográfico que busca suscitar inquietações, com notório reconhecimento internacional. Conclui que a pesquisa, avisando à contextualização, é fundamental no processo de descrição arquivística, essa necessidade é potencializada quando tratamos de fotografias, que apresentam um grau mais elevado de subjetividade.   Palavras-chave: Descrição Arquivística. Fotografia. Sebastião Salgado. Relato de experiência.   Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/39919/98922

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Paula Vital, UFSC

Professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação (UFSC). Temas de interesse: Organização do Conhecimento. Sistemas de Organização do Conhecimento. Gestão documental. Arquivos. Descrição arquivística. Documento digital. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Representação e Organização do Conhecimento - ROC (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Organização do Conhecimento e Gestão Documental - KOD (UFSC).

Jônatas Edison da Silva, UFSC

Discente do curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente estagiando no Arquivo do grupo ONDREPSB - Serviços e Segurança e Monitor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) da disciplina de Introdução a Ciência a Informação. Com experiência na área de Arquivologia, com ênfase em gestão de documentos e processos administrativos.

Camilla Pietra Otto, UFSC

Graduanda em Arquivologia (UFSC).

Sibelly Maria Cavalheiro, UFSC

Discente do curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente estagiando no Núcleo de Documentação Institucional da Faculdade CESUSC e Monitora da disciplina Descrição Arquivística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência com mapeamento de documentos, classificação arquivística, gestão e organização de documentos empresariais.

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos