Interdisciplinaridade e estudos métricos da informação: contribuição para a análise nas Ciências Ambientais

Autores

Resumo

A institucionalização das Ciências Ambientais (CiAMB) no Brasil foi pautada pela busca de soluções em relação às problemáticas ambientais emergentes na sociedade. Sua criação baseia-se na necessidade de uma nova visão na construção do conhecimento, fundamentada na interação dos saberes, o que faz dessa área ter como característica intrínseca a interdisciplinaridade. Portanto, deve estar presente em todos os processos, desde a proposta dos cursos, corpo docente e discente de formação diversificada e projetos de pesquisa provenientes de diferentes campos disciplinares. Embora o termo ‘Interdisciplinaridade’ não possua uma definição consensual na literatura especializada, o ‘Documento da Área da CAPES’ apresenta características básicas que os programas inseridos nessa subárea devem possuir; porém, não descreve os indicadores para verificar se a ‘Interdisciplinaridade’ está realmente se fazendo presente na CiAmb. Esse artigo apresenta, por meio de uma revisão da literatura, como os estudos métricos da Informação, inseridos no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, quando bem definidos e aplicados à produção científica, apontam potencialidades para analisar a interdisciplinaridade, de acordo com as definições estabelecidas no Documento da Área.   Palavras - chave: Interdisciplinaridade. Métodos bibliométricos. Meio ambiente. Ciências Ambientais.    Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41319/98958

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Belmont de Farias Cavalcanti, UFERSA

Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2018), Pós-graduada Lato Sensu em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (2013); Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente, faz parte do corpo técnico administrativo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ocupa o cargo de Bibliotecária. Interesse na abordagem em Informação tecnológica, Propriedade Intelectual, Estudo métricos, Estudo de Usuários.

Breno Ricardo de Araújo Leite

Breno Ricardo de Araújo Leite possui graduação em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA)(2001), Pós-graduação Lato Sensu em Geoprocessamento pela Universidade de Brasília (UNB)(2010) e em Gestão Pública pela Universidade da Força Aérea (UNIFA)(2012), e Mestrado em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)(2017). Atualmente é aluno no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). Tem experiência na área de Prospecção Tecnológica, Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e instrumentos legais da Lei da Inovação.    

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos