Políticas públicas aplicadas à indústria 4.0: : estudo comparativo entre o Brasil e o Canadá com foco na competência em informação

Autores

  • Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista
  • Elaine Mosconi Université de Sherbrooke

Resumo

As políticas públicas têm contribuído para transformações nos negócios dos países. Essas políticas têm como missão ajudar os negócios a se tornarem mais competitivos e ter condições de investir em inovação. A indústria 4.0 vem trazendo novas transformações para as organizações e por isso, vários países têm aplicado políticas públicas a fim de contribuir com a competitividade econômica. O objetivo é analisar as ações e políticas públicas do Brasil e do Canadá para que as organizações possam inovar e conseguir ser competitivas no contexto da indústria 4.0. Além disso, demonstrar a relevância da competência em informação para que os indivíduos acessem tais políticas.  Essa pesquisa é um estudo comparativo que conta com o método da pesquisa documental sobre as políticas públicas e ações voltadas a indústria 4.0 do Brasil e do Canadá. Os resultados demonstraram que ambos os países têm aplicado esforços para que as empresas conheçam as implicações da 4ª Revolução Industrial, bem como as oportunidades de negócios. As considerações finais apontam que o Brasil necessita maior engajamento da esfera pública para a aplicação de uma política. O Canadá necessita de maior investimento, principalmente para as indústrias de micro e pequeno porte.

Palavras-chave: Competência em informação, Políticas públicas, Ações governamentais, Indústria 4.0, Estudo comparativo.

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/19596

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil.

Elaine Mosconi, Université de Sherbrooke

Université de Sherbrooke, École de Gestion, Departement de Systèmes d’information et Méthodes Quantitatives de Gestion, Sherbrooke, QC, Canada.

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos