Impactos da busca de informações não relevantes na produtividade de profissionais de Tecnologia da Informação

Autores

  • Maria Albeti Vieira Vitoriano Universidade Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Resumo

Este artigo é resultante de uma pesquisa de doutorado realizada com profissionais da área de infraestrutura de Tecnologia da Informação que trabalham no Distrito Federal. Utiliza-se metodologia de natureza quantiqualitativa, com aplicação de questionário e realização de entrevistas individuais de natureza semiestruturada. Os resultados mostram que esses profissionais estão conectados durante a maior parte do tempo e, em geral, acessam informações sem relevância para o trabalho imediato, fenômeno denominado
cyberloafing. Os principais motivos para o acesso são: atualização sobre os últimos acontecimentos, redução do nível de estresse e aumento do nível de conhecimento técnico. Reconhece-se que o acesso à internet desvia a atenção, mesmo assim muitos profissionais criticaram as organizações em que trabalham devido à prática de bloqueio de sites e de conteúdos. Os principais impactos no trabalho são o pouco aproveitamento do tempo para as tarefas na empresa e desvio da atenção. As organizações precisam se adaptar a essa nova realidade e encontrar soluções de gerenciamento e controle ao invés do uso exclusivo de ferramentas de bloqueio do acesso a certos tipos de sites e aplicativos.

Palavras-chave: Busca de informação. Cyberloafing. Informação não relevante. Informação relevante. Sobrecarga de informação.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/80342/52669

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Albeti Vieira Vitoriano , Universidade Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque , Universidade Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos