Conhecimento sobre a plataforma Lattes (CNPq) numa perspectiva sistêmica: fundamentos e lacunas para estudos em Ciência da Informação

Autores

  • Letícia Silvana dos Santos Estácio Universidade Federal de Santa Catarina
  • William Barbosa Viana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinicius Medina Kern Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo do artigo é identificar um portfólio bibliográfico básico, relevante e interdisciplinar sobre a Plataforma Lattes com vistas ao desenvolvimento de estudos que a considerem como fonte de informação numa perspectiva sistêmica. As Plataformas de Dados Web of Science e Scopus foram eleitas para a busca de artigos científicos relacionados ao tema de pesquisa por sua amplitude e representatividade. Na primeira etapa foram definidas as palavras-chave “Lattes Platform”, “Systemism”, “Plataform-government” e “Information Systems” e a seleção do portfólio foi baseada numa visão sócio-técnica. Os resultados identificaram um conjunto de artigos interdisciplinares, periódicos e autores que fundamentam os estudos sobre o assunto, bem como evidenciaram uma importante lacuna para Ciência da Informação que é a carência de estudos que considerem a plataforma como objeto de estudo na visão de seus usuários.

Palavras-chave: Gestão da Informação. Plataforma Lattes. Abordagem sistêmica

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/38946/22446

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Silvana dos Santos Estácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

William Barbosa Viana, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Vinicius Medina Kern, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos