Práticas de gestão do conhecimento em programas ambientais do rito do licenciamento ambiental de complexos eólicos

Autores

  • Marcus Phoebe Farias Hinnig Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Juan Soriano Sierra Universidade Bordeaux I e Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O licenciamento ambiental é necessário para a implantação de empreendimentos que possam gerar impactos ao meio ambiente. Dentre estes empreendimentos, destacam-se os de infraestrutura e obras de grande vulto, como o caso de complexos eólicos. Para que estas obras sejam implantadas é necessário que se cumpra com diversas condicionantes ambientais exigidas pelo órgão licenciador, onde uma das ações é a execução de programas ambientais. Para a execução dos programas ambientais, a equipe de meio ambiente necessita replicar conhecimentos adquiridos em obras anteriores ou ainda consultar a base de dados disponível no órgão ambiental, todavia é comum se desperdiçar conhecimento. A Gestão do Conhecimento tem como objetivo administrar o conhecimento de forma eficiente, possibilitando às organizações trabalhar mais e melhor. O objetivo deste trabalho é identificar práticas de gestão do conhecimento utilizadas por coordenadores de programas ambientais durante o rito do licenciamento ambiental de complexos eólicos. Esta pesquisa aplicada possui abordagem predominantemente qualitativa com finalidade descritiva. O procedimento de pesquisa utilizado é o estudo de caso, fazendo-se o uso de questionários como instrumentos de coleta de dados junto à executores de programas ambientais de dois projetos de construção de complexos eólicos. Como resultado da pesquisa, além da identificação de barreiras e facilitadores para gestão do conhecimento no licenciamento ambiental, verifica-se a necessidade de melhorar a disponibilização de dados, informações e conhecimentos relativos aos resultados de estudos e programas ambientais já realizados.

Palavras-chave: Políticas públicas. Gestão do Conhecimento. Energia Eólica. Licenciamento Ambiental. Brasil.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/42572/22450

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Phoebe Farias Hinnig, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Eduardo Juan Soriano Sierra, Universidade Bordeaux I e Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ecologia de Ecossistemas pela Universidade Bordeaux I, França.
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Patrícia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Phoebe Farias Hinnig, M. ., Soriano Sierra, E. J. ., & Sá Freire, P. de . (2019). Práticas de gestão do conhecimento em programas ambientais do rito do licenciamento ambiental de complexos eólicos. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(4). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/49782

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos