Percursos da Ciência da Informação e os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030/ONU

Autores

  • Genilson Geraldo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O desenvolvimento sustentável é um modo de compreender o mundo como uma interação do homem e o meio ambiente, buscando prever e conscientizar as atitudes das pessoas nas diferentes dimensões (econômica, ambiental, institucional e social). A IFLA assumiu ao delegar as bibliotecas mundiais a perseguição por meio de ações e atividades dentro do seu escopo de apoiar, trabalhar e divulgar, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e, nacionalmente este compromisso foi assumido pela FEBAB juntamente com as bibliotecas brasileiras. A Ciência da Informação sendo uma área que estuda, gerencia e organiza meios de disseminação e uso da informação, deve também estar inserida na causa da sustentabilidade, buscando suprir as necessidades informacionais de uma sociedade sustentável. Diante disso, evidencia-se a importância de introduzir a sustentabilidade informacional nas pesquisas científicas da Ciência da Informação. Este estudo visa demonstrar o percurso das pesquisas científicas da Ciência da Informação que abordam a temática da sustentabilidade entre os anos de 2008 a 2018. Os procedimentos metodológicos quanto aos objetivos caracterizam-se como pesquisaexploratório descritiva e em relação aos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e, para responder ao problema da pesquisa a abordagem é quantitativa.  A partir dos estudos desenvolvido verifica-se que já há um percurso percorrido da temática da sustentabilidade nas pesquisas científicas da Ciência da Informação. Por fim, recomenda-se que o incentivo para o desenvolvimento de novos estudos venha contribuir para concretizar a temática, solidificando conceitos, ações, indicadores e planejamento de uma gestão sustentável e consciente da informação.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Agenda 2030. Ciência da Informação.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1597/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilson Geraldo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCin/UFSC).

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Graduação e Pós-Graduação (PGCin) - Departamento de Ciências da Informação (DPTcin)/Centro de Ciências da Informação (CED) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2020-03-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos