Gestão de estoques de informação em bibliotecas públicas

Autores

  • Ana Claudia Carvalho de Miranda Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri

Resumo

Aborda opiniões e conceitos sobre a política de desenvolvimento dos estoques de informação e os princípios destas, bem como ressalta e explora novas tendências que contribuam para o avanço e o crescimento equilibrado do acervo em uma biblioteca pública. Tem o objetivo de evidenciar o gerenciamento de coleções em uma biblioteca pública, elencando seus processos e a relevância da política de formação e desenvolvimento de coleções. Foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e delineamento de cunho qualitativo. Conclui que para que uma coleção possa desenvolver-se de forma plena, é preciso uma avaliação periódica e para isto, faz-se necessário a elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleção. É preciso ainda que esta atividade seja um processo contínuo e evolutivo e que tenha como foco as necessidades informacionais da comunidade usuária.

Palavras-chave: Gestão de Estoques de Informação. Política de Gestão de Estoques Informação. Desenvolvimento de Coleção – Biblioteca Pública.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1194/1151

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Carvalho de Miranda, Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bibliotecária da Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Publicado

2020-03-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos