Cultura, ideologia e hegemonia: Antonio Gramsci e o campo de estudos da informação

Autores

  • Ana Amélia Lage Martins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro–UNIRIO.
  • Regina Maria Marteleto Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnolofia –IBICT/UFRJ

Resumo

As concepções epistemológicas críticas, constituídas historicamente em diálogo com as ciências históricas, sociais e humanas, colocaram em questão os referenciais fisicista, biológico e cognitivista adotados pelas primeiras teorias da informação, atraindo para o centro do debate teórico e metodológico a dimensão social do objeto informacional, tal como a sua manifestação no terreno da cultura. Ao ressaltar o caráter eminentemente social – material e simbólico, técnico e semiológico- da informação e os processos históricos que regulam as ações informacionais em seus contextos, a cultura pode ser considerada, a partir dessa compreensão, como premissa para a própria fundamentação do polissêmico conceito de informação. Este artigo busca apresentar contribuições que a rede categorial que compõe o pensamento do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci, especialmente a relação entre cultura, ideologia e hegemonia, traz para este debate.

Palavras-chave: Informação e Cultura, Informação e Ideologia, Hegemonia, Gramsci.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/148808/153394

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amélia Lage Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro–UNIRIO.

Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnolofia –IBICT/UFRJ.Professora Adjunta do Departamento de Processos Técnico-Documentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro–UNIRIO.

Regina Maria Marteleto, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnolofia –IBICT/UFRJ

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora e Pesquisadora titular do Programa de Pós -graduação em  Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT/UFRJ

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos