Realidade e perspectivas de acesso aos bens documentais e à informação nas IFES do estado de Roraima

Autores

  • Tatiana Costa Rosa Instituto Federal de Roraima –IFRR
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima –UFRR.

Resumo

A presente investigação objetivou compreender a atual situação do acesso ao patrimônio documental e à informação. Para isso, foram realizadas pesquisas de campo, utilizando-se entrevistas abertas, diretamente com os sujeitos envolvidos com a gestão documental e o acesso à informação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Roraima: o IFRR e a UFRR. As narrativas dos sujeitos entrevistados foram compreendidas por meio da análise do conteúdo, segmentada em duas categorias, as quais foram elaboradas com base em dois tópicos guias pré-estabelecidos no roteiro da entrevista, são elas: 1. Acesso, na qual contempla-se aspectos acerca do acesso aos documentos e à informação das IFES e 2. Perspectivas, na qual explana-se sobre as perspectivas e o desenvolvimento de futuras ações destas instituições frente ao acesso e ao patrimônio documental. Por meio dos resultados obtidos constatou-se que o acesso vem ocorrendo, ainda que não de forma satisfatória e as perspectivas voltadas aos bens documentais e ao acesso a eles e às informações são promissoras nas IFES do Estado de Roraima.

Palavras-chave: Acesso à informação, Lei de acesso à informação, Patrimônio documental, Instituições Federais de Ensino Superior, Roraima.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/141500/153412

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Costa Rosa, Instituto Federal de Roraima –IFRR

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima –UFRR. Arquivista do Instituto Federal de Roraima –IFRRMestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima –UFRR. Arquivista do Instituto Federal de Roraima –IFRR

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima –UFRR.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria –UFSM.Professora do curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Roraima –UFRR.

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos