Produção e disseminação de conhecimento: as temáticas abordadas em 19 anos da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR)

Autores

  • Rubens Staloch Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Isa de Oliveira Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

A expansão dos Programas da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD) ocorreu após a década de 1990, mais precisamente, nos anos 2000, inclusive, com a criação dos Mestrados Profissionais. Junto deste processo de expansão “nascia”, em 1999, a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), parte importante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Trata-se de uma “vitrine” de temáticas recorrentes e pertinentes à área. Assim, o presente artigo visa analisar de forma quantitativa e descritiva as temáticas abordadas nos artigos publicados na RBEUR. A metodologia de análise é entendida como descritiva, por meio de análise de conteúdo, bem como, quantitativa pelo processamento dos dados efetuado. Considerando o período de 1999 (sua primeira edição) a 2018 (v. 20, n. 2), se constatou que a temática “planejamento e gestão urbana e/ou regional” (dentre 24 elencadas) é aquela que mais se destaca entre o total de 322 artigos publicados nos 19 anos de existência da Revista.
Igualmente, verificou-se que a concentração geográfica dos Programas de Pós-Graduação em PLURD coincide com as instituições de origem da grande parte dos autores das publicações da RBEUR: Sudeste, Sul e Nordeste.

Palavras-chave: Planejamento urbano e regional. Demografia. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR). Bibliometria. Temáticas. Artigos.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/7282/6426

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Staloch, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental

Isa de Oliveira Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Geografia Humana

Publicado

2020-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos