Relações de poder entre gêneros no ambiente organizacional: uma análise da representação feminina nas empresas de Tecnologia da Informação (TI) de Porto Alegre - RS
Visualizações: 16Resumo
Este artigo traz o resultado da análise das relações de poder entre gêneros e a representatividade feminina das empresas de tecnologia da informação (TI) de Porto Alegre - RS. Apesar de certos avanços de equidade entre gêneros, a desigualdade ainda está presente nas organizações. O estudo analisou o motivo que impede o ingresso e a permanência das mulheres na TI e também investigou sua atual inserção, atuação e relações de poder no mercado de tecnologia da informação. Na pesquisa qualitativa exploratória, foram entrevistadas 10 mulheres que trabalham na área de TI. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista com roteiro de perguntas semiestruturada. A análise dos dados foi feita mediante análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o fato de que ainda existem diferenças de gênero significativas na área de TI, seja no ambiente acadêmico, que leva à desistência da maioria das mulheres, quanto no ambiente organizacional e nas práticas e relações do dia a dia, que colocam a mulher em uma situação subalterna e discriminatória.
Palavras-chave: Equidade de gênero. Relações de poder. Tecnologia da informação e comunicação. Trabalho da mulher. Empoderamento.
Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/7407/6427