Abordagem teórico-conceitual da leitura técnica na Ciência da Informação de 1972 a 2018

Autores

Resumo

Trata da leitura técnica enquanto atividade complementar da indexação. Objetiva analisar a abordagem teórico-conceitual da leitura técnica presente nos artigos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação, especificamente os encontrados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos
em Ciência da Informação. Metodologicamente constitui pesquisa de caráter exploratório-descritivo e de abordagem quali-quantitativa. Caracteriza-se ainda como estudo bibliográfico, desenvolvido sobre artigos de periódicos e sustentado pela técnica de análise de conteúdo – na perspectiva de Bardin – para sistematização dos dados obtidos. Os resultados indicam que pouco se tem estudado sobre a leitura técnica, sobretudo especificando seu conceito. Nas produções que se prestam a esse fim, notase o predomínio de concepções conceituais em torno das dimensões profissional e processual, sendo a leitura técnica associada à identificação e seleção de conceitos e termos. Conclui-se que a leitura técnica é essencial na indexação, organização e recuperação da informação, por isso seu estudo deve ser ampliado, de maneira a buscar novas estratégias e métodos para seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Análise documentária. Indexação. Leitura técnica. Leitura documentária. Tratamento temático da informação.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10713

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidilene Alexandrino da Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Biblioteconomia

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás; Universidade Estadual Paulista

Docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Publicado

2020-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos