Produção e impacto dos artigos brasileiros em periódicos científicos da biblioteconomia e ciência da informação (1986-2015)
Visualizações: 13Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise diacrônica da produção científica brasileira na área da ciência da informação e biblioteconomia indexada na base de dados Scopus, no período 1986-2015, bem como analisar os principais periódicos que a disseminar, comparar o impacto da produção brasileira entre artigos publicados em revistas em língua latina e em revistas em língua inglesa, identificar o idioma dos artigos e os principais países colaboradores dessa produção. Realizou-se a busca na base de dados Scopus. A seguir, por meio de um filtro manual, obteve-se o corpus de 1.195 artigos. Dos 90 periódicos, 26 foram considerados os principais disseminadores da produção brasileira na área, que foram agrupados utilizando análise multivariada de cluster. Os principais países colaboradores foram reunidos em função dos valores normalizados de coautoria pelo Cosseno de Salton. Como resultado, a partir de 2006, a produção científica brasileira atingiu tendência de crescimento semelhante à mundial. Os periódicos brasileiros formaram um cluster, enquanto os periódicos em idioma inglês e espanhol se agrupavam separadamente. Observou-se que os artigos publicados em inglês receberam em média mais citações do que os artigos publicados nos outros idiomas.
Palavras-chave: Produção brasileira de artigos em biblioteconomia e ciência da informação. Periódicos científicos em biblioteconomia e ciência da informação. Países colaboradores da produção científica brasileira em biblioteconomia e ciência da informação.
Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/download/4411/4291