Gestão de dados de pesquisa: uma prática para abrir a caixa preta da pesquisa científica

Autores

Resumo

A Ciência Aberta tem constituído uma nova abordagem para o processo de geração de conhecimento científico, com base na forma colaborativa que a produção científica tem sido criada e comunicada. Os tradicionais resultados de pesquisa como artigos, dissertações e teses, ainda que disponíveis em acesso aberto podem ser comparados à uma caixa-preta, de acordo com a perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR), constituindo o resultado acabado da análise de um determinado pesquisador ou grupo de pesquisadores. Este artigo, eminentemente bibliográfico a partir de descritores, utiliza a pesquisa bibliográfica e bibliométrica como métodos de tratamento dos dados, seguido de revisão sistemática da literatura. O objetivo busca evidenciar como a disponibilidade dos dados de pesquisa interfere no processo de geração e de comunicação científica. Para tal utiliza-se das concepções da TAR na identificação do papel dos dados de pesquisa dentro de uma rede, composta por elementos humanos e não humanos. Como resultados, demonstra-se a partir do ciclo de vida dos dados de pesquisa, de que forma a disponibilidade destes produz novos recursos de informação, viabilizada pela retroalimentação da atividade científica.

Palavras-chave: Dados científicos. Comunicação científica. Dados - curadoria digital. Teoria ator-rede.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8656239

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Saldanha Bach Estevão , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Tecnologia e Sociedade - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Paraná.

Elaine Mandelli Arns, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Faimara do Rocio Strauhs , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos