Competência em informação de idosos: um protótipo voltado às suas necessidades de informação

Autores

Resumo

O objetivo geral da pesquisa consiste em estruturar um recurso tecnológico para o atendimento das necessidades de informação de um grupo vulnerável, aqui caracterizado como a população idosa, contemplando os objetivos específicos que são: identificar, a partir da literatura, recursos tecnológicos e protótipos para uso em dispositivos móveis; descrever, também pela literatura, as etapas do desenvolvimento da competência em informação no idoso e, em específico, por meio do uso das tecnologias disponíveis; e, por fim, criar um protótipo para dispositivos móveis (smartphones) a fim de atender às possíveis necessidades de informação do referido grupo. A ausência do conjunto de atitudes e habilidades digitais pode ter um efeito profundo na qualidade de vida das pessoas e no aprendizado ao longo da vida. Daí a premência da competência em informação e sua força motriz do lifelong learning para dispor aos grupos socialmente vulneráveis uma real e efetiva inclusão social/digital. Numa via otimista, conjectura-se que as tecnologias, em conjunto com a competência em informação são capazes de promover o aumento da autoestima de grupos, comunidades e pessoas, incluindo a redução na situação de vulnerabilidade social e a promoção de insumos à luz das necessidades de informação cotidianas. A importância da inclusão desse grupo social em tal contexto possivelmente viabilizará novas e prósperas relações sociais, assim como a qualidade de vida. Promover a inclusão dos idosos perante às tecnologias pode ser uma forma oportuna para a participação ativa, cidadã e democrática na contemporaneidade, além da efetivação do papel social da Ciência da Informação.

Palavras-chave: Competência em informação. Necessidades de informação. População idosa. Grupos socialmente vulneráveis.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655804

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Vieira Vitorino , Universidade Federal de Santa Catarina

Professora concursada e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Guilherme Goulart Righetto , Universidade Federal de Santa Catarina

Bibliotecário/Documentalista e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Celine Rúbia Probst Purnhagen Packer, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Analista de marketing digital na Publya - Programmatic Media.

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos