Projeto de preservação de documentos eclesiásticos: diagnóstico realizado no acervo do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES

Autores

Resumo

Relata-se diagnóstico de preservação no Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES. Analisa o estado de preservação/conservação do acervo em papel e as técnicas para aumentar a longevidade das tipologias documentais. Concluiu-se que as ações realizadas são insuficientes para garantir preservação, havendo necessidade de adotar outros procedimentos, técnicas e metodologias arquivísticas, visando assegurar a integridade e longevidade dos registros eclesiásticos.

Palavras-chave: Arquivo eclesiástico. Documento arquivístico eclesiástico. Diretrizes de preservação. Diagnóstico de preservação.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652930

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar dos Santos Lino, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Rachel da Silva Alves , Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Jorge Santa Anna , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecário da Universidade Federal do Espírito Santo.

Luiz Carlos da Silva , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos