Competência em informação no âmbito da comunidade LGBTQ: um levantamento das publicações científicas nacionais e internacionais

Autores

  • Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar
  • Jean Fernandes Brito
  • Rafaela Carolina Silva
  • Everaldo Henrique dos Santos Barbosa

Resumo

Introdução: A comunidade LGBTQ tem enfrentado dificuldades na sociedade contemporânea devido ao preconceito de alguns indivíduos. Atualmente, as leis de diversos países, bem como as políticas públicas têm sido direcionadas a esses grupos, para incluí-los em sociedade. O foco é garantir o direito aos seres humanos e o respeito às minorias, objetivando melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Perante tais reflexões, o problema de pesquisa buscou refletir as maneiras pelas quais a competência em informação pode contribuir para que a sociedade desenvolva o respeito à comunidade LGBT. Objetivos: O artigo objetiva demonstrar os modos pelos quais a literatura da Ciência da Informação tem tratado a temática, a fim de incluir a comunidade LGBT em suas pesquisas. Não obstante, objetiva-se demonstrar como a competência em informação pode contribuir para que a comunidade LGBTQ seja respeitada em sociedade.  Metodologia: A metodologia envolve uma revisão sistemática da literatura na área da Ciência da Informação sobre a competência em informação e o movimento LGBT, a fim de identificar como o tema vem sendo tratado pela área. Resultados: Os temas são trabalhados de maneira tímida pela área, tanto em nível nacional quanto internacional. Além disso, desenvolveu-se um modelo de respeito ao LGBTQ por meio desta competência, a fim de ser aplicado em diversos contextos de modo a reduzir o preconceito com estas pessoas. Conclusões: Existe a necessidade de pesquisas aprofundados sobre a temática. O uso da informação eficaz contribui para a compreensão do contexto dos LGBTQ e o respeito ao seu modo de vida.

Palavras-chave: Competência em informação. Comunidade LGBTQ. Respeito à diversidade. Interdisciplinaridade. Revisão Sistemática da Literatura.

  Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/34561

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-03-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos