Esboço histórico da trajetória da biblioteca escolar no Brasil Colônia

Autores

Resumo

Aponta dados históricos sobre a biblioteca escolar no Brasil Colônia. Tem como marco inaugural a educação dos jesuítas, sua dimensão política e religiosa e como marco finalizador a instauração das Aulas Régias, a expulsão dos jesuítas e o fechamento de seus colégios e bibliotecas. Com base em revisão de literatura relata o surgimento das primeiras bibliotecas nos colégios, sua relação com a catequese e a educação dos índios e colonos; a formação de seus acervos e a importância do material didático produzido pelos padres e sua influência na educação mesmo após a expulsão da ordem, em 1759, pelo Marquês Pombal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense

Elisabete Gonçalves de Souza. Doutora em Educação, professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Desde 2013 é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação dessa mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Santos de Oliveira, D., & Gonçalves de Souza, E. (2020). Esboço histórico da trajetória da biblioteca escolar no Brasil Colônia. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(2), 027–034. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/52615

Edição

Seção

Pesquisas em andamento