Quando a fila não anda: ações da biblioteca pública para inserção do usuário no mercado de trabalho

Autores

  • Marcos Pastana Santos IFRJ
  • Jurema Rosa Lopes Soares UNIGRANRIO

Resumo

A biblioteca pública pode oferecer treinamento de usuários para cadastrar currículos em sites de empresas que recrutam candidatos para oportunidades de emprego. Além disso, pode oferecer capacitações profissionais no ambiente da biblioteca para aumentar as possibilidades de inserção no mercado profissional. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, cujo campo empírico é a Biblioteca Municipal Cial Brito no município de Nova Iguaçu, localizada no Estado do Rio de Janeiro. A fundamentação teórica do presente estudo encontra apoio nas ideias de Bauman (2008) que nos possibilita refletir sobre a sociedade de consumidores. Trazemos também para o debate, a contribuição teórica de Beck (2003) sobre a vulnerabilidade social das pessoas
vítimas da lógica capitalista. Neste trabalho procuramos refletir sobre o cenário do mercado de trabalho no Brasil. Apesar do mercado de trabalho ainda está longe de atender a demanda da população, a biblioteca pública é uma das instituições que podem promover a capacitação para o emprego digno. Ações constantes de conscientização dos empregadores é importante, pois na sociedade dos consumidores, a competição entre as empresas para escoar suas mercadorias tem provocado a seleção de trabalhadores que atendam às suas necessidades, não levando em consideração as potencialidades da pessoa.

Palavras-chave: Mercado de trabalho. Formação continuada. Biblioteca pública.

https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1362/1170

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pastana Santos, IFRJ

Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes na Universidade do Rio Grande (UNIGRANRIO). Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Paracambi.

Jurema Rosa Lopes Soares, UNIGRANRIO

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Rio Grande (UNIGRANRIO).

Publicado

2020-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos