Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento: evolução e conexões

Visualizações: 24

Autores

Resumo

O aumento exponencial da produção e transmissão da informação por meio das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) tem provocado grandes mudanças na estrutura e funcionamento das organizações. Neste contexto, surgem iniciativas de Gestão da Informação (GI) e de Gestão do Conhecimento (GC) no sentido de contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. O presente trabalho tem como objetivo analisar, por meio da produção científica sobre GI e GC, a evolução temporal de tais iniciativas, bem como suas conexões com as áreas de ciência da computação, engenharia, medicina, ciências sociais, negócios, administração, contabilidade, matemática e outras áreas do conhecimento. Os resultados, obtidos por meio de buscas na base Scopus, indicam que a produção científica, tanto sobre GI quanto sobre GC, são principalmente classificadas em áreas “duras”, como ciência da computação, engenharia, ciências da decisão e matemática. No entanto, os dados também revelam volumes expressivos de publicações classificadas nas áreas de Ciências Sociais e Negócios, Gestão e Contabilidade.

Palavras-chave: gestão da informação, gestão do conhecimento, áreas do conhecimento, tecnologia da informação, interdisciplinaridade.

LinK: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/submission/wizard/2?submissionId=52939#step-2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Rodrigues Barbosa , Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.

Doutor em Administração.
Professor do PPG-GOC/Escola de Ciência da Informação.

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Ricardo Rodrigues Barbosa. (2020). Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento: evolução e conexões. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/52939

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos