Impactos das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG: dos dados de leitura no Mendeley às citações no Google Scholar

Autores

  • Belkiz Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ronaldo Araújo Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-0778-9561

Resumo

Pretendeu-se analisar os impactos acadêmico e social das teses e dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, defendidas entre 2002 e 2018 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e de natureza quantitativa e qualitativa, usando métodos bibliométricos e altmétricos. A amostra foi composta por 296 dissertações e 150 teses. Utilizou-se o Google Scholar  para mensurar o impacto acadêmico medido em citações e o gerenciador de referências Mendeley, para o impacto social compreendido nos indicadores de marcação e de contagem de leitores. Registrou-se que as 296 dissertações receberam 899 citações e as 150 teses receberam 1.013 citações no Google Scholar. Foram identificadas 60 dissertações e 40 teses marcadas no Mendeley. As dissertações acumularam um total de 295 leitores e as teses 410 leitores no Mendeley. O uso do Google Scholar e do Mendeley permitiu apontar o acesso e a visibilidade das teses e dissertações e um expressivo impacto acadêmico e social. Embora o acesso aberto tenha tornado as teses e dissertações mais acessíveis, ainda nota-se um pequeno índice de citação, tanto para as teses, quanto para as dissertações.

Palavras-chave: Literatura cinzenta.Teses e Dissertações. Acesso aberto., Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Altmetria.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42444

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Universidade de Brasília, mestre pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -RJ e graduada em Biblioteconomia pela FUOM/MG. Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa na Escola de Ciência da Informação- ECI da UFMG como Professor associado II. Ministra aulas na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós -graduação em Ciência da Informação para turmas de mestrado e doutorado. Orienta bolsistas de iniciação científicas, mestrandos e doutorandos. Líder do Grupo de pesquisa Fundamentos epistemológicos da Ciência da Informação e pesquisadora do Núcleo de pesquisa e tecnologia em Comunicação científica. Pesquisa atualmente os seguintes temas: pesquisa e ensino na Ciência da Informação, seus fundamentos teóricos e interdisciplinaridade. Comunicação científica em temas específicos, produtividade, autores e visibilidade.Estudo de citações.

Ronaldo Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação (2015) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciência da Informação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professor visitante no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (2012). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Líder do "Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web" (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Editor do periódico científico "Ciência da Informação em Revista". Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Áreas de interesse: Estudos métricos da informação na web; Cibermetria; Altmetria; Mediação da informação em ambientes digitais; Internet e Política; Regime de informação em contextos digitais; Tecnologia de Informação e Comunicação em Unidades de Informação.

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos