Modelos semânticos para dados bibliográficos de publicações científicas disponibilizados como Linked Data

Autores

Resumo

Esta pesquisa aborda a oportunidade de aumento do impacto de publicações científicas com a disponibilização dos dados de seus registros bibliográficos como Linked Data. Objetiva investigar quais são as melhores práticas para tal, bem como delinear um modelo semântico para dados bibliográficos de publicações científicas. A metodologia é exploratória e descritiva. Como resultado, apresenta um conjunto de declarações RDF, que estruturam o modelo semântico. Conclui que a representação bibliográfica das publicações científicas no Linked Data valoriza a coexistência de vários vocabulários para descrição em um mesmo registro.

Palavras-chave: Web Semântica. Linked Data.Vocabulários.Metadados. Dados Bibliográficos. Comunicação Científica.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42640 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Victor Wolf Tadini , Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (USP)

Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela USP Ribeirão Preto. Integra o NEWSDA (Núcleo de Estudos em Web Semântica e Análise de Dados).

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (USP)

Pós-Doutorado pela Faculdade de Engenharia da Computação da Western University/Canadá. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP; Professor Doutor no Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília na linha de Informação e Tecnologia.

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos