O bibliotecário e as fake news: análise da percepção dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

  • Silvana Souza da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0003-2463-7914

Resumo

A excessiva quantidade de informação não é um fenômeno do século XXI, assim como também não é a criação de notícias falsas. Em meio a esse contexto, vincula-se a sociedade da informação, que diante da expressiva produção de fake news (notícias falsas), contribui para o fortalecimento da pós-verdade, resultando na desinformação em diferentes âmbitos e em escala global. Esta pesquisa relaciona-se o tema das fake news ao profissional da informação, elucidando suas competências e conduta ética. Dessa forma, convoca-se os autores que abordam sobre o perfil do bibliotecário, sobretudo como mediador. O estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte quanto as suas competências no combate a disseminação das fake news. Como instrumento de coleta de informações recorreu-se ao questionário composto por perguntas fechadas e abertas. Percebeu-se que os egressos conhecem acerca das notícias falsas e seus desdobramentos, buscando em determinadas situações combater o uso e a propagação das fake news. Sugere-se a ampliação da pesquisa com outros egressos, envolvendo as temáticas da ética e da competência frente as notícias falsas e seus correlatos: pós-verdade e desinformação.

Palavras-chave: Fake news. Pós-verdade. Desinformação. Competências do bibliotecário. Biblioteconomia - egressos.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41558

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Souza da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Potiguar (UNP).

Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos