Humanidades digitais e a simbiose entre humano e máquina: algumas reflexões comparativas entre a interpretação e a mineração de textos

Autores

  • José Claudio Matos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0002-7763-4971
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Jacinto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Edgar Bisset Alvarez Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Examina a relação entre a leitura e os programas computacionais de mineração de textos, no contexto das Humanidades Digitais (HD). Através da pesquisa bibliográfica e da reunião de fontes textuais relevantes para o argumento, esta relação é descrita sob a forma de uma simbiose entre o ser humano e o computador, nos termos propostos inicialmente por Asimov (2005). Uma concepção da leitura como operação da inteligência é posta em diálogo com o conceito e as aplicações da mineração de textos. Da reflexão sobre a simbiose entre leitura e mineração de textos é obtido, como resultado, um ponto de vista em relação às HD, entendida como um conjunto de estratégias para o crescimento e a adaptação da cultura humana no ambiente digital.

Palavras-chave: Humanidades Digitais. Leitura. Mineração de Textos. Inteligência artificial.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4841

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudio Matos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Eliana Maria dos Santos Bahia Jacinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora pela Universidad Carlos III de Madrid- Espanha, professora do Progrma de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Edgar Bisset Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em ciência da informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos