Aplicação de software de mineração de texto na representação da informação de obras artístico-pictóricas

Autores

Resumo

Esta pesquisa discute a aplicação da tecnologia da informação nos processos de representação da informação de obras artístico-pictóricas e teve por objetivo geral apresentar uma relação possível entre os softwares de mineração de textos e a sistematização de termos nas práticas de representação da informação a partir da documentação gerada pela análise de obras artístico-pictóricas pelo viés da Ciência da Informação. Para isso, a pesquisa consistiu de estudo de caso, utilizando o software online Sobek para processar uma amostra da documentação gerada pelas análises de obras artístico-pictóricas de Medeiros (2017), com a realização de três etapas: a) organização textual do conteúdo documental; b) inserção do conteúdo textual organizado no software Sobek e geração do grafo e; c) análise do grafo gerado pelo software Sobek. Os resultados indicaram que a utilização do Sobek demonstra indícios da viabilidade de uso da mineração de texto como auxílio aos processos de representação da informação de obras artístico-pictóricas, não obstante apontaram a necessidade de aprofundamento da questão para realização de futuras propostas metodológicas e de aperfeiçoamento do software a este fim documentário.

Palavras-chave: Obras artístico-pictóricas. Representação da Informação. Mineração de Textos.Mapas Conceituais.Mapas Mentais.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4805/4198

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Oliveira de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando e Mestre (2017) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal do Cariri.

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado (2002) em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre (2006) e Doutor (2010) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Coordenador Adjunto da CAPES (Área: Comunicação e Informação).

Renato Fernandes Correa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado (2000) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre (2002) e Doutor (2008) em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos