O que é um índice [[contemporâneo]]?

Autores

  • Silvana Monteiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Júlia Giraldes Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Indices são paratextos, isto é, textos suplementares e de natureza epistêmica diferente dos textos que indexam, mas estritamente relacionados a eles. São importantes ferramentas de organização e recuperação da informação. Ao longo da História estão associados à concepção bibliográfica, ou seja, aos livros. No entanto, sua etimologia e sua pragmática remetem ao conceito anterior semiótico de indicar, apontar ou dar a direção. A partir dessa visão retrospectiva a questão de pesquisa é: o que é um índice contemporâneo? Especialmente um índice de busca, gerado por um mecanismo de busca por meio de uma solicitação ou pesquisa. Diante do objetivo de conhecer a estrutura de um índice contemporâneo, baseado no Google, que é gerado em uma SERP (Search Engine Results Page), buscou-se a análise de sua anatomia, a saber, os elementos constitutivos de sua estrutura, de acordo com Morville e Callender (2010), por meio de uma análise documental, como método, e ao mesmo tempo identificar, a partir da pesquisa documental, a estrutura básica de um índice no clássico ensaio de Wheatley (1879), com o título What is an index? Após o cotejamento desses índices, observou-se que sua estrutura básica modificou-se, dada a natureza performativa do substrato digital que os suporta, apresentando mais elementos, ao mesmo tempo em que reforçam seu aspecto semiótico indicial de ligação. Eles são, hoje, as nossas bússolas informacionais.

Palavras-chave: Índice. SERP. Google. Mecanismo de Busca.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/45464/29292

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Monteiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor convidado da Universi-dade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Bolsista de Produtividade 2 CNPq.

Maria Júlia Giraldes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Docente da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos