Plano de emergência em arquivos: abordagem sob a óptica da competência do arquivista em Santa Catarina

Autores

  • Carlos Alberto Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Expõe pesquisa em andamento que aborda planos de emergência em arquivos no contexto da competência do profissional da informação arquivista. O estudo tem como objetivo geral caracterizar os planos de emergência em arquivos no âmbito da competência do profissional da informação arquivista, em Santa Catarina. De modo específico se propõe a: Analisar publicações científicas relacionadas a planos de emergência em arquivos e competência profissional do arquivista no período de 2013 a 2019; Mapear riscos de desastres de nove arquivos localizados nas cidades catarinenses de Florianópolis, São José e Palhoça, registrados no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ); Identificar perfil de competência profissional do arquivista no âmbito do plano de emergência em arquivos. Caracteriza-se como uma pesquisa teórico-aplicada, quali-quantitativa, exploratória, bibliográfica, documental e de campo. Espera-se como resultado: Bibliografias basilares da gestão de desastre em arquivos disponibilizadas por órgãos governamentais internacionais e nacionais; Produções científicas, autores e enfoques acerca das temáticas planos de emergência em arquivos e competência do arquivista no recorte temporal 2013 – 2019; Mapeamento de riscos de desastre de nove arquivos catarinenses cadastrados no CODEARQ; Análise dos dados obtidos no mapeamento de riscos; Perfil de competência do arquivista para atuar na gestão de desastre em arquivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Acadêmico da 7ª fase de Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina, possui curso Superior em Tecnologia da Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014) e técnico em segurança do trabalho pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Atualmente faz parte do corpo técnico administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina (cargo de técnico de segurança do trabalho) onde já ocupou as funções de chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho e diretor do Departamento de Atenção à Saúde. Possui larga experiência na área de segurança do trabalhador em indústrias, onde atuou com foco na formação e acompanhamento de Comissões de Prevenção de Acidentes (CIPA), Brigadas de Incêndio e Programas de Prevenção de Risco Ambientais (PPRA). Membro filiado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela Universidad Carlos III de Madrid- Espanha (2016), El mercado de trabajo para archiveros según los anúncios brasileños de empleo (2012-2014): análisis y organización terminológicas de ofertas empresariales,( Revalido/reconhecido no Brasil ao título de Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestrado em História do Brasil Meridional pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Perfil de José Arthur Boiteux: um construtor da cultura catarinense. Especialização em Organização e Administração de Arquivos Públicos e Empresariais em Conservação e preservação do Arquivo Permanente de José Arthur Boiteux 1865-1932, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (1980). Atua desde (1993) professora da Universidade Federal Santa Catarina no Centro de Ciência da Educação no Departamento de Ciência da Educação, professora associada II. Experiência na área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.Coordenadora do Curso de Pós- Especialização em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais (1996-2010). Presidente da Comissão da Criação do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC, aprovado CUN em 26 de agosto de 2009. Exerceu a Coordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina(2009-2012). Exerce a função de Coordenadora de Estágio do Curso de Graduação em Arquivologia- Portaria nº 132/CDE /2015-2017; continua na Coordenação de Estágio - Portaria nº.023/CED/2018-2020. Editora Chefe da Revista ÁGORA do Curso de Arquivologia da UFSC,(2018-) e participa em Conselhos e Corpo Editorial de Revista Técnicas e Científicas. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arquivos Contemporâneos- NUPEAC.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento