A gestão dos dados de pesquisa nas universidades e o papel dos serviços informacionais oferecidos nas bibliotecas: uma revisão narrativa
Visualizações: 16Resumo
O crescimento e a velocidade de produção de dados científicos constituem um efeito da explosão informacional e estão condicionados ao desenvolvimento científico dos últimos tempos. Adotar estratégias para gestão de dados científicos é um desafio que acomete diferentes personagens e instituições do meio acadêmico, como bibliotecários e bibliotecas. O presente artigo é uma revisão narrativa, recorte de uma tese em andamento, e apresenta indícios preliminares acerca da gestão de dados científicos nas universidades e o papel exercido pelos serviços de informação nesse processo. A partir dos estudos analisados, percebeu-se que bibliotecários e bibliotecas muito podem contribuir para a gestão dos dados, cujos fazeres desenvolvidos perfazem ações de instrução e orientação, curadoria digital e planejamento. Conclui-se que o trabalho a ser desenvolvido precisa ser integrado, contemplando o ciclo de vida dos dados e todos os agentes envolvidos com as pesquisas científicas nas universidades.
Palavras-chave: Serviço de informação. Bibliotecas universitárias. Gestão de dados de pesquisa. Contribuições do bibliotecário.
Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19169