Competência em informação sob a perspectiva da educação profissional e tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de framework

Autores

  • Camila Araújo dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista

Resumo

Apresenta discussão sobre a competência em informação na perspectiva da educação profissional e tecnológica em uma escola técnica da cidade de Marília, interior do Estado de São Paulo. Delimitou-se como objetivo verificar o grau de conhecimento e percepção que docentes, coordenadores de curso, gestores e bibliotecária possuem sobre a competência em informação em sua prática profissional, considerando as seguintes facetas de ensino do modelo da pesquisadora Christine Bruce: ‘competências, relacional, conteúdos e aprender a aprender’. Para a coleta dos dados, utilizou-se um repertório metodológico composto por pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e observação direta intensiva. Como procedimento de análise dos dados optou-se pelo método de “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. A análise demonstrou que os sujeitos pesquisados apresentaram um nível de compreensão próximo do que seria desejável sobre a CoInfo, mas não especificaram de que maneira e por quais ações pode ser inserida nos conteúdos programáticos da escola. A partir dessa análise, criou-se um framework (quadro) que apresenta uma estrutura dinâmica e holística para o mapeamento, implantação e avaliação da competência em informação em três níveis: institucional, ensino e aprendizagem. Para cada quadro (framework), há uma ideia central que consiste em uma contextualização de cenários e de conceitos referente ao nível; os marcos gerais que traçam um conjunto de disposições didáticas para a operacionalização da ideia central; e as linhas de ação que levam à aplicação dos marcos gerais. Destaca-se que o framework proposto é um conjunto de conceitos nucleares integrados e interligados com opções flexíveis de implantação que transcende um conjunto prescritivo e fixo de resultados de aprendizagem. Pode-se afirmar que os frameworks propostos são ‘lentes’ de como os profissionais (bibliotecários, professores, coordenadores e gestores) podem arquitetar atividades e currículos que abordem a competência em informação em sua instituição.

Palavras-chave: Competência em Informação. Educação Profissional e Tecnológica. Formação para o Trabalho. Framework em Competência em Informação.

Link: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/426

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP/Marília (2008). Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado. Foi bolsista CAPES no Doutorado. Pesquisou na Linha "Gestão, Mediação e Uso da Informação" da UNESP/Marília. É integrante do grupo de pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da UNESP/Marília. Atua como docente na Faculdade Católica Paulista (FACAP). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Competência em Informação (CoInfo), Framework em competência em informação, Modelos para o desenvolvimento, implantação e avaliação da CoInfo, Competências, Habilidades e Atitudes em informação, Gestão da Informação e do Conhecimento, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Normalização Documental, Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica.

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília, integrante da Linha de Pesquisa " Gestão, Mediação e Uso da Informação" e do Programa de Pós-Graduação em TV Digital: Informação e conhecimento (UNESP-Bauru), integrante da Linha de Pesquisa " Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital".Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade Em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, bibliotecas universitárias, gestão da informação, sociedade do conhecimento.

Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos