Repositório Institucional da Fiocruz: disseminação de informação sobre febre amarela

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Repositório Institucional ARCA-Fiocruz frente ao conteúdo disponível sobre a Febre Amarela, sua usabilidade e funcionalidade, até o ano de 2015. A fundamentação teórica inclui autores que contribuem para a conceituação da Ciência da Informação, Comunicação Científica e Repositórios Institucionais, Acesso Aberto à Informação, e Febre Amarela. Estudo descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa, com resultados e discussões baseadas em informações mensuráveis fornecidas a partir de acessos ao Repositório Institucional (RI) da Fiocruz. As características analisadas incluem: biblioteconômicas, subdividida entre sistema de informação; usuários; serviços e produtos; representação de conteúdos e recursos de navegação e busca; tecnologia, subdividido entre análise de software; infraestrutura de redes disponíveis para implementação; Interação Usuário/Sistema; disseminação e tipos de usuários; análise de usabilidade conforme os serviços disponibilizados no Repositório Institucional ARCA-FIOCRUZ, análise de funcionalidade conforme observação no RI-ARCA, mensuração de material sobre Febre Amarela, listas de palavras-chave e descritores DeCS. Foi realizada a escala de Likert para a análise das características observadas quanto à abordagem qualitativa; enumerados e explicitados os documentos recuperados, e suas informações na abordagem quantitativa. A ferramenta de trabalho deu-se por uso de software Microsoft Excel®, assim como Microsoft Word®. A pesquisa identificou, por meio da estratégia de busca, 44 registros que atendiam aos critérios deste trabalho, destes resultados foram observadas as características quantitativas. O resultado final encontrado é de que o software utilizado pelo RI-ARCA não permite uma recuperação da informação com estratégias de busca amplas em uma expressão, apenas. Porém, quanto ao resultado da avaliação em geral do RI apresenta-se próximo à categoria máxima em atender totalmente as características analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ribas Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Servidor Técnico Administrativo em Educação, lotado na Escola de Engenharia da UFMG, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Ex graduando em Medicina Veterinária - UFMG e Graduado em Biblioteconomia - UFMG. Atualmente Pós-Graduando Sctricto Sensu no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, com linha de concentração em Arquitetura e Organização da Informação. Ex-pós-graduando Lato Sensu em Gestão de Informação e Pessoas na Escola de Ciência da Informação - UFMG. Tem experiência na área de pesquisa científica, normalização de documentos científicos, bibliometria e epistemologia em Ciência da Informação, biblioteca universitária, unidade de informação corporativa e gestão de informação. Atuou na Medicina Veterinária, principalmente, nos seguintes temas: vetores de doenças, phlebotomus, controle de insetos, piretróide e cães.

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Universidade de Brasília, mestre pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -RJ e graduada em Biblioteconomia pela FUOM/MG. Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa na Escola de Ciência da Informação- ECI da UFMG como Professor associado II. Ministra aulas na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós -graduação em Ciência da Informação para turmas de mestrado e doutorado. Orienta bolsistas de iniciação científicas, mestrandos e doutorandos. Líder do Grupo de pesquisa Fundamentos epistemológicos da Ciência da Informação e pesquisadora do Núcleo de pesquisa e tecnologia em Comunicação científica. Pesquisa atualmente os seguintes temas: pesquisa e ensino na Ciência da Informação, seus fundamentos teóricos e interdisciplinaridade. Comunicação científica em temas específicos, produtividade, autores e visibilidade.Estudo de citações

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento