Princípios para análise do uso de sistemas de informação: proposta baseada nos estudos de redes conceituais

Autores

  • Arnaldo Alves Ferreira Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Marcelo dos Santos Universidade de São Paulo

Resumo

Há anos, os estudos e avaliações de uso de produtos e/ou serviços disponibilizados em ambientes digitais ganharam importância, objetivando a produção de soluções que ofereçam facilidade de uso e experiências agradáveis aos seus usuários. Ocorre, entretanto, que os usuários compreendem o mundo de maneira diferente e, consequentemente, suas necessidades de informação também são diferentes. Assim, partindo dessa premissa, o principal objetivo desta pesquisa foi buscar a identificação e caracterização de princípios norteadores para análise do uso de sistemas de informação em ambientes digitais. A pesquisa foi conduzida com base nos estudos de redes de relacionamentos conceituais. Para tanto, utilizou-se uma infraestrutura (framework) conceitual e, a partir das formas e comportamentos apresentados pelas conexões conceituais, foram observados e extraídos princípios para análise de uso dos sistemas de informação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, baseada no Método Bibliográfico e Levantamento (survey) em fóruns eletrônicos de discussão e, de modo complementar às análises, foram utilizados métodos, técnicas e medidas dos estudos de redes para identificação e caracterização dos princípios para avaliação de sistemas de informação. Como resultado, destaca-se que os princípios identificados representam elementos norteadores para a composição de parâmetros e criação de procedimentos que auxiliam na análise dos usos de sistemas de informação em geral. Não se trata de substituição dos métodos e técnicas amplamente utilizados nas áreas de Interação Humano Computador (IHC), Usabilidade, Análise de Sistemas e/ou Engenharia de Requisitos; contudo, os referidos princípios representam contribuições ao estudo das interações entre pessoas e sistemas de informação, considerando-se os relacionamentos entre os conceitos que essas pessoas ativam e/ou mobilizam para interpretar esses contextos de uso.

Palavras-chave: Uso de informação. Comportamentos de busca e uso de informação. Sistemas de informação. Interação Humano Computador. Estudos de redes.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87535

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Arnaldo Alves Ferreira Júnior, & Marcelo dos Santos. (2020). Princípios para análise do uso de sistemas de informação: proposta baseada nos estudos de redes conceituais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/53570

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos