A biblioteca do futuro: um olhar em direção ao presente

Autores

  • Deise Lourenço de Jesus
  • Murilo Bastos da Cunha UnB

Resumo

Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto das bibliotecas estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nas bibliotecas pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nas bibliotecas Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir dos anos 2000, sobre as inovações e mudanças que têm ocorrido nas bibliotecas. Resultados: observou-se alguns aspectos de destaque no que concerne às bibliotecas do futuro: a biblioteca participativa, confiança radical, a evolução da web, makerspaces, livros digitais interativos, redes sociais e mudança no perfil do profissional que trabalha na biblioteca. O futuro das bibliotecas é ainda incerto, mas aponta em algumas direções, e é definitivamente digital, com acesso universal, porém não gratuito, inclusivo, social, vivo e em constante evolução, uma evolução muito mais rápida e dinâmica do que a observada no século XX.

Palavras-chave: Bibliotecas. Biblioteca participativa. Inovações em bibliotecas. Inovações tecnológicas. Revisão de literatura.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38022/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Lourenço de Jesus

Mestra em Ciências da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação da Universidade de Brasília (UnB). 

Murilo Bastos da Cunha, UnB

Doutor em Library Science pela University of Michigan. Professor do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). 

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos