Produção científica de políticas públicas no Brasil: foco em Minas Gerais

Autores

Resumo

Apresenta-se estudo sobre políticas públicas enquanto objeto de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, considerando o crescimento de publicações sobre o tema em periódicos científicos. Objetiva-se analisar a produção científica sobre políticas públicas no Brasil, para compreender o desenvolvimento dessa produção, além de verificar a contribuição do estado de Minas Gerais no período de 1980 a 2018. O referencial teórico trata da Produção científica, Comunicação científica e canais de comunicação formal, Periódicos científicos, Bibliometria, Análise do discurso e Políticas Públicas. A pesquisa se caracteriza pela abordagem quantitativa, descritiva e bibliográfica. O corpus da pesquisa formado pelo conjunto de artigos científicos vinculados aos periódicos indexados nas bases SciELO e Scopus. A análise de dados com base nas técnicas bibliométricas e análise do discurso. Busca-se conhecer os periódicos científicos, autores e instituições; e conhecer as temáticas de políticas públicas de interesse da comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Aparecida Anastácio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Gestão & Organização do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Universidade de Brasília, mestre pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -RJ e graduada em Biblioteconomia pela FUOM/MG. Exerce atividades de ensino e pesquisa na Escola de Ciência da Informação- ECI da UFMG como Professor associado II.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Pesquisas em andamento