Em tempos remotos o acesso, avanços e o papel do arquivista

Autores

Resumo

Trata da roda de conversa gravada no dia 02 de junho de 2020 e realizada pelo curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inserida na 4ª Semana Nacional de Arquivos, proposta pelo Arquivo Nacional. Os debatedores foram os professores da UEPB, Danilo de Sousa Ferreira, Josemar Henrique de Melo e o professor Diego Andres Salcedo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O mediador foi o professor Sânderson Lopes Dorneles da UEPB. Versou sobre as tecnologias nos procedimentos de acesso aos acervos e à formação dos arquivistas para este novo formato. Este evento foi realizado on line devido à pandemia de covid-19, portanto, está disponível para acesso na página do Projeto Seminários de Saberes Arquivísticos (SESA) no Youtube.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Andres Salcedo, UFPE

Doutor em Comunicação. Professor no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Imago e Humanidades Digitais.

Josemar Henrique de Melo, UEPB

Doutor em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Graduado em História pela UFPE. Atualmente é professor do Curso de Bacharelado em Arquivologia da UEPB.

Sânderson Lopes Dorneles

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE, Arquivista pela UFSM, e atua com Arquivista do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE

Downloads

Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Memória