Teoria da contingência no contexto capacitante da biblioteca multinível

Visualizações: 12

Autores

Resumo

Objetiva refletir sobre a aplicação da abordagem contingencial no contexto capacitante da biblioteca multinível. Metodologicamente, consiste em um estudo teórico reflexivo, de natureza qualitativa, que fez uso da técnica bibliográfica. A discussão abrange a perspectiva conceitual do Ministério da Educação acerca do Plano de Contingência, os desafios para a biblioteca multinível brasileira quanto a elaboração deste a partir da exigência dos instrumentos de avaliação dos cursos superiores do governo brasileiro e a importância de um contexto favorável a criação de conhecimento para o atendimento das demandas emergenciais. O resultado do estudo evidencia a necessidade de um contexto capacitante, conforme a perspectiva conceitual de Krogh, Ichijo e Nonaka, que oportunize não somente a criação de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competência em informação necessária para a elaboração, execução e avaliação do Plano de Contingência.

Palavras-chave: Teoria da Contingência 1. Criação de conhecimento 2. Competência em informação 3. Biblioteca Multinível 4. Ciência da Informação 5.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3875

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Docente no Departamento de Ciência da Informação. Doutorando em Ciência da Informação.

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Jobson Louis Santos de Almeida. (2020). Teoria da contingência no contexto capacitante da biblioteca multinível. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/55034

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos