Práticas e percepções dos pesquisadores brasileiros sobre serviços de acesso aberto a dados de pesquisa

Autores

Resumo

O artigo apresenta análise exploratória das práticas e das percepções a respeito do acesso aberto a dados de pesquisa embasada em dados coletados por meio de survey, realizada com pesquisadores brasileiros. As 4.676 respostas obtidas demonstram que, apesar do grande interesse pelo tema, evidenciado pela prevalência de variáveis relacionadas ao compartilhamento e ao uso de dados e aos repositórios institucionais, não há clareza por parte dos sujeitos sobre os principais tópicos relacionados. Conclui-se que, apesar da maioria dos pesquisadores afirmar que compartilha dados de pesquisa, a disponibilização desses dados de forma aberta e irrestrita ainda não é amplamente aceita.

Palavras-chave: Dados Abertos de Pesquisa.Compartilhamento de Dados.Reuso de Dados.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4771

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pela University of Sheffield, Inglaterra. Professora do Programa de Pós -Graduação em Comunicação e do Programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós -Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Caterina Groposo Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Paula Caroline Jardim Schifino Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora, com pós-doutorado, em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Borges, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós -Graduação em Computação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luis Alberto Azambuja, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Técnico em Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Rafael Port da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos