Projeto febre amarela: ciclo de vida e tipologia de dados

Visualizações: 14

Autores

Resumo

Dados de pesquisa são insumos importantes para a produção de conhecimento. A gestão e a curadoria adequada dos mesmos são formas de se evitar as constantes perdas de dados relatadas na literatura. Assim, apresenta-se a modelagem dos ciclos de vida de dados de pesquisa e a tipificação desses como forma de orientar a promoção de boas práticas de gestão e curadoria. Partindo desses pressupostos, o ciclo de vida dos dados gerados pelo Projeto Febre Amarela – Fiocruz-Minas é modelado e os dados são tipificados. Adicionalmente, são apontadas fragilidades e possibilidades para a gestão dos dados de pesquisa do referido projeto.

Palavras-chave: Dados de Pesquisa.Ciclo de Vida dos Dados de Pesquisa.Gestão dos Dados de Pesquisa.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4775

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janicy Aparecida Pereira Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Processos Técnico-Documentais | Centro de Ciências Humanas e Sociais | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Pereira Rocha, J. A. . (2020). Projeto febre amarela: ciclo de vida e tipologia de dados. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/55053

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos