Modelo de maturidade para repositórios digitais: um caminho para sua adoção na gestão de dados de pesquisa

Autores

Resumo

O acesso aberto à produção em Ciência e Tecnologia vem impulsionando os debates sobre a adoção e uso de instrumentos para compartilhamento da produção científica. Este relato propõe um modelo de maturidade que trata de forma integrada os repositórios confiáveis de documentos e os repositórios de dados, formando a noção de repositório digital integrado, para posicionar a instituição em um nível de maturidade para estes instrumentos de compartilhamento da produção científica. Apresenta o estudo sobre modelos de maturidade como forma de avaliação da qualidade para repositórios. Adota o modelo CMMI como referência, relacionado os respectivos níveis. Apresenta um estudo sobre repositórios confiáveis e critérios de avaliação, finalizando a proposta com a inclusão dos princípios FAIR no processo de avaliação. Fazendo uso de uma combinação de métodos para desenvolvimento da investigação, propõe a avaliação da qualidade de repositórios do estado do Rio de Janeiro segundo o modelo elaborado. Propõe a consolidação dos resultados em um modelo de avaliação estruturado em níveis de maturidade, incluindo um método de avaliação para repositórios integrados.

Palavras-chave: Modelo de Maturidade.Repositório Digital.Gestão da Qualidade.Ciência Aberta.Repositório Confiável.Princípios FAIR.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4816

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio José Silva Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutor em Ciência da Informação pelo convênio Universidade Federal Fluminense/MCT-IBICT, mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/MCT-IBICT (2001) e MBA em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ-Dataprev (2005). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984) e extensão em Análise de Sistemas pela PUC-RJ (1986). No tema Gestão de Conteúdo possui certificações ECM Practitioner e ECM Specialist, expedidas pela AIIM - Association for Information and Image Management, com sede nos EUA. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, tanto em trabalhos técnicos quanto em atividades como professor universitário, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de domínio, sistemas de informação, arquitetura da informação, Previdência Social, gestão de conteúdo e gestão do conhecimento. É Professor Adjunto da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos