Implementação de serviços institucionais de administração de dados

Autores

Resumo

As tarefas de gestão de dados de pesquisa ao longo do processo de pesquisa têm se tornado muito importantes devido à alta produção de dados e à exigência da sua preservação. Tanto bibliotecas quanto seções de apoio à pesquisa de diversas instituições de ensino e pesquisa têm começado a implementar serviços para a gestão de dados e a profissionalização desta gestão. Com um caráter qualitativo, e após um levantamento bibliográfico em bases de dados abertas, contextualiza-se a gestão de dados de pesquisa, analisam-se os perfis profissionais e determinam-se três fases para a implementação institucional destes serviços: elaboração de uma política, estabelecimento de uma unidade de informação e integração de profissionais da gestão de dados.

Palavras-chave: Administração de Dados; Dados de Pesquisa; Gestão de Dados de Pesquisa; Política de Dados; Serviços Institucionais.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4819

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Marín-Arraiza, Universidade Técnica de Viena (TU Wien)

Mestre em Informação e Comunicação Científica pela Universidade de Granada (Espanha). Information manager para indentificadores persistentes na biblioteca da Universidade Técnica de Viena (TU Wien).

Silvana Vidotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos