A necessidade de uma política nacional para a gestão de dados de pesquisa no Brasil

Autores

Resumo

Este trabalho discute os conceitos e características da ciência produzida no século XXI. Traz considerações sobre a ciberinfraestrutura necessária à colaboração e compartilhamento de dados de pesquisa. Contextualiza a gestão de dados e os motivos que podem causar impacto no compartilhamento de dados, dentre eles pesquisa em temas de soberania nacional, ou mesmo pesquisas que culminaram como desenvolvimento tecnológico. São apresentados exemplos sobre o processo de compartilhamento de dados em alguns países no exterior. No contexto brasileiro, apresenta e discute o marco legal sobre dados abertos governamentais e científicos. Além disso, apresenta algumas políticas institucionais brasileiras sobre gestão de dados. Ao final do artigo é apresentado um conjunto de diretrizes que pode servir de subsídio para a elaboração de uma política nacional para a gestão de dados de pesquisa.

Palavras-chave: Brasil.Gestão de dados de pesquisa.Gestão de dados científicos.Informação científica.Política nacional de informação.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4763

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Murrieta Costa, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCITC)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora de Inteligência de Negócio e Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor Library da Information Science pela Universidade de Michigan (UMICH). Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos