Gestão e planejamento museológico: a documentação do acervo do Museu do Trem do Piauí, em Parnaíba – PI (2015 – 2017)

Autores

  • Áurea da Paz Pinheiro Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Antonio Liuésjhon dos Santos Melo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Gabriela Freitas de Paiva SescPI

Resumo

O Museu do Trem do Piauí foi criado para preservar a memória do período de desenvolvimento da ferrovia no estado do Piauí, região Nordeste do Brasil, sendo considerado patrimônio histórico através de tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2008. Localizado na Praça da Estação do município de Parnaíba, ao norte do Piauí, o equipamento cultural foi instalado e inaugurado em 15 de agosto de 2002, tendo um complexo que inicia no pátio de manobra, onde se encontra a Locomotiva 29, e se estende até o prédio onde funcionava a estação de passageiros da Estrada de Ferro Central do Piauí em Parnaíba. No ano de 2015 foi realizado um diagnóstico museológico na instituição, verificando-se, com determinado trabalho, que o referido museu não possuía uma série de requisitos para ser efetivamente considerado e cadastrado como museu no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); tais condições estavam relacionadas ao momento de sua criação e implantação, bem como ao seu funcionamento cotidiano, inviabilizando a gestão e o planejamento da entidade. Constatou-se ainda, nessa pesquisa, que o Museu do Trem do Piauí não era dotado de uma relação documental do quantitativo de peças que compunham seu acervo, o que assentava em risco a existência de todo o seu acervo, e, portanto, do próprio museu. Diante de notórias fragilidades, é que foi realizado um trabalho minucioso, com pesquisa de campo, coleta e análise de dados, e pesquisas bibliográficas e documentais, possuindo fundamentação teórica em alguns dos principais autores nos campos da documentação, gestão e planejamento museológico; de onde promanou a dissertação de aluno da primeira turma do Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tinha como objetivo dar origem a um inventário do acervo do museu, com a criação de números de tombo e de registro, com a numeração e marcação da mesma nas peças, bem como suas devidas catalogações em fichas individuais, com a criação de um livro de tombo ou de registro para a documentação do inventário do
museu. Com a conclusão do trabalho, todos os objetivos foram alcançados e os produtos foram disponibilizados ao Museu do Trem do Piauí, de modo a v iabilizar o planejamento e a gestão da informação, possibilitando oaprimoramento das técnicas de conservação de suas peças e de seus documentos, para assim, preservar a memória ferroviária contida nesse patrimônio histórico cultural, e contribuindo de sobremaneira para um futuroreconhecimento e registro desta in stituição no IBRAM. 

Palavras chave: Documentação museológica. Gestão museológica. Museu do Trem do Piauí. Planejamentomuseológico.

Link: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/submission/wizard/2?submissionId=55082#step-2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea da Paz Pinheiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em História pela Universidade Estadual de CampinasSP. Pós-doutora Ciências da Arte e do Patrimônio pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI. Professora Colaboradora no Mestrado em Museologia e Doutorado em Belas-Artes na Universidade de Lisboa.

Antonio Liuésjhon dos Santos Melo , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia pela UFPI. Especialista em elaboração e assessoria em projetos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina/ FACET-PI. Graduado em Economia pela UFPI.

Gabriela Freitas de Paiva, SescPI

Mestranda em Artes, Patrimônio e Museologia pela UFPI. Especialista em gestão de bibliotecas escolares pela Faculdade Integrada de Brasília – DF. Bibliotecária na empresa SescPI.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos