Contextualizando gênero e diversidade sexual no campo científico da Ciência da Informação

Autores

  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Relaciona os conceitos de gênero e diversidade sexual no campo científico da Ciência da Informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, quanto à sua abordagem e documental, quanto aos seus procedimentos.Constrói um diálogo reflexivo entre os temas em investigação, apoiado na interpretação e aprofundamento teórico.Os estudos sobre gênero surgem tentando compreender as diferenças entre ser homem e ser mulher, tendo como ponto de partida a diferenciação biológica, mas perpassando também a socialização, a cultura, a sexualidade, a orientação sexual, a identidade e a expressão de gênero. Os resultados do levantamento bibliográfico apontam que os estudos de gênero e diversidade sexual são temas emergentes na área da Ciência da Informação.

Plavras chave: Gênero – Conceitos. Diversidade sexual. Ciência da Informação.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v7_n1/racin_v7_n1_artigo02.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Especialista em Gestão Universitária. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecário na Biblioteca Central do Campus da UFC.

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente nos Programas de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos