A busca e o acesso às informações sobre saúde no contexto tecnológico

Autores

  • Ilaydiany Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Fabio Castro Gouveia Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

Discorre acerca do processo de busca e acesso às informações sobre saúde na atual Sociedade da Informação. Compreende-se que devido ao intenso uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a sociedade tende a buscar por informações sobre saúde através de ferramentas de busca, como o Google. Assevera que as mídias também são bastante utilizadas como fonte de informações sobre saúde e que as notícias publicadas pelas mesmas interferem diretamente no comportamento informacional da sociedade, implicando na busca por ajuda médica e pela coleta de informações na internet. Conclui com a reflexão acerca da importância da veracidade das informações disponibilizadas à sociedade e da necessidade de integração entre o Estado, Mídia e Sociedade para que haja a disponibilização de informações verídicas sobre doenças que assolam a população de modo que o indivíduo possa compreender o cenário epidemiológico que está inserido.

Palavras chave: Comportamento informacional. Saúde. Google. Mídias.

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/29085

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilaydiany Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ).

Fabio Castro Gouveia, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos