Ergonomia física nas salas de leitura da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Caroline da Silva Marinho Associação Paraibana de Ensino Renovado
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A ergonomia focaliza a adequação do ambiente de trabalho ao homem, contribuindo para a melhoria de processos, produtividade, saúde e qualidade de vida. Por seu caráter interdisciplinar envolve a relevância da aplicação, identificando fatores que interferem no bem-estar do homem. As salas de leitura da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)recebem funcionários, alunos e o público que buscaminformações, e as utilizampara atualização e formação acadêmica. E se constituem no locus desta pesquisa que estuda conforto e adequação do mobiliário às normas ergonômicas. O objetivo macro é verificar a adequação do mobiliário das salas de leitura da BC da UFPB, em termos dealtura e largura de mesas e cadeiras, distância entre estantes e estrutura física dos usuários, considerando os tipos básicos definidos por Iida e Guimarães (2016), e interferências em suas condições fisiológicas. Para tanto, foram feitas medições dos mobiliários das salas de leitura, utilizando fita métrica com subdivisão em centímetros, verificando a compatibilidade às normas e adequação de utilização pelos usuários. Dos resultados, foi possível concluir que a Biblioteca Central da UFPB necessita realizar adequação em seu mobiliário para atender às diferentes estruturas fisiológicas dos usuários, proporcionando a todos o bem-estar almejado, especialmente por atender usuários que para lá se deslocam e usam seus espaços por horas seguidas.

Palavras chave: Ergonomia física em Bibliotecas Universitárias. Ergonomia em salas de leitura. Conforto ergonômico. Conforto ergonômico em salas de leitura.

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/30554

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline da Silva Marinho, Associação Paraibana de Ensino Renovado

Bibliotecária da Associação Paraibana de Ensino Renovado. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade
Federal da Paraíba (UFPB).

Joana Coeli Ribeiro Garcia , Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos